15 maio 2011

Estresse e queda cabelo

1- Existe uma comunicação intensa entre as terminações nervosas de nossa pele e as células de nosso sistema imune responsáveis por estados de inflamação em situações de estresse. 
2- Em situações de estresse, a liberação de substâncias químicas como o NGF (fator de crescimento neural), na derme atrai células inflamatórias do nosso sistema imunológico para próximo dos folículos.
3- A partir daí há uma liberação de grande quantidade de substâncias que estimulam a inflamação ao redor dos folículos, quadro que é chamado de inflamação neurogênica.
4- Esta sequência de eventos que leva à inflamação neurogênica estimula a apoptose celular, morte das células, em uma região do folículo piloso chamada de matriz do cabelo.
Esta região, a matriz do cabelo, é responsável pelo crescimento capilar. Se as células desta região morrem por conta da inflamação neurogênica, fica claro que, a partir deste momento podemos esperar que os cabelos venham a cair.

Apesar de parecer difícil de explicar, a real conclusão a que chegaram os pesquisadores é que o estresse realmente provoca queda de cabelos. A confirmação desta relação é apenas mais uma das inúmeras já publicadas sobre o tema

0 comentários:

Postar um comentário

Fashionistas

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified